31 de ago. de 2015

Hábitos de Leitura

Hábitos de leitura






Quem é que não tem hábitos e manias enquanto está lendo?


Bom, hoje, vou falar um pouco dos meus. Vou citar dez hábitos e manias que eu tenho, e a falta de qualquer uma delas, pode comprometer o desenvolvimento da leitura, dificultando uma futura resenha, ou algo do gênero.

BOM, vamos lá?

- Eu não consigo ler, se não estiver realmente querendo aquilo. Ler por pressão não funciona, a vontade de ler precisa fluir de mim, caso contrário, haverá um má proveito do livro, o que, não é nada legal.

-Prefiro ler sozinho, sem companhias. Somente eu e o livro. E o mundo que ele me proporcionar.

-Geralmente, leio deitado, na companhia da Luna (minha cachorra), que, não pode me ver com um livro na mão que já sabe que é hora da soneca em cima de mim.


(Que feio, Luna, dormindo enquanto leio.)


- Diferente de (quase) todos os leitores, NÃO gosto de ler no meu quarto. Talvez seja porque ele me deixe desconcentrado, toda vez que leio lá, olho para alguma coisa que está fora do lugar, e arrumo. Livros, material escolar, cama, lençol, e tudo mais, eu preciso estar em um lugar onde eu possa me concentrar e mergulhar adentro do livro, e esse lugar, por incrível que pareça, é o quintal. Onde deito, com meu travesseiro, e a Luna me acompanha, para mim, é como um santuário, ou um lugar para relaxar.

- Eu NÃO abro o livro com 360° graus, por mais brochura que ele seja, prefiro me ver desconfortável à ver o livro amassado. Então, abro o suficiente para ler, sem exageros.

- Eu geralmente leio de manhã, quando o livro REALMENTE me prende, acordo de manhã (estudo no período da tarde) para ler, ou durmo às 4h, como aconteceu com alguns livros (ex: A casa de Hades, Por Lugares Incríveis, O Último Olimpiano, A sombra da Serpente, entre MUITOS outros).

- Não consigo ler sem ter ao meu lado post its, para marcar citações ou partes do livro que eu gostei.

-Sempre procuro ler enquanto escuto uma música relacionada, por mim, ao livro. Algo que a letra tenha a ver com o que livro nos mostra, ou tenta mostrar. O tipo de música é influenciada pelo tipo de livro. Um livro calmo, uma música calma, e baixa, somente para eu ouvir, fazendo com que a leitura flua mais.


 - Não consigo parar em uma metade de capítulo, por mais que eu precise fazer algo importante e de última hora.  Ou eu deixo em uma parte de troca de cena, se estiver terminando o capítulo, eu termino, e se estiver menos da metade, eu volto no início, e continuo outra hora.

10°

- Quando leio, procuro sempre me por no lugar do protagonista, tentando entender melhor seus sentimentos e emoções, sentindo medo, receio, ansiedade, felicidade, tristeza, conforme o protagonista e/ou os personagens sentem, assim, tendo um olhar mais crítico em relação ao livro, facilitando a leitura. Eu SEMPRE crio laços de amizade e/ou inimizade com os personagens,  imaginando na vida real, quem seria meus amigos, e quem não seria.

E você, que também tem manias e hábitos de leitura, seus hábitos se parecem com os meus? Tem alguma semelhança, ou diferença?


Galera, gostaria muito que
comentassem mais. Isso ajuda muito.

Então, quais são os SEUS hábitos de leitura?


Com carinho, Weasleyzinho.

12 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I o post! Me indentifiquei nos 3,5, 9 e 10, tb tenho uma cachorra e diferente da sua ela faz questão de morder tudo que ver pela frente, principalmente meus livros kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO *-* Haha, a minha também era assim, mas eu comecei a comprar coisas próprias para ela morder e brincar, dai ela se diverte e eu também heuheush

      Excluir
  2. Mds a Luna é um amor <3, meu cachorro provavelmente comeria os livros ;-;
    Me identifiquei totalmente com o número oito, nada melhor do que ler com trilha sonora. Não sei porque mas a música Let Her Go - Passenger me lembra A Casa de Hades, principalmente o finalzinha do livro.
    Adorei o post! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Ela é mesmo ♡
      Pensando bem, Let Her Go realmente parece ser uma trilha boa para o final de AcdH, já que o fim termina tudo calmo e manso, gostei.

      Excluir
  3. Olá, adorei o post, sua cachorra é linda. Mas eu não consigo ler com musica, já tentei mas me desconcentra toda. Post its é vida, ando com os meus a onde quer que eu vá com os livros, acho que é super normal criar esses laços de amizade ou inimizade pois sou assim também. Sucesso com o blog, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obg ♡ Talvez seja a música ou o livro, ou os dois, precisam combinar" para ficar legal. Post its é vida mesmo, e que bom que não sou o único a criar relações com opersonagens, obrigado ♡

      Excluir
  4. Olá!
    Diferente de você, eu só consigo ler no quarto, lá é o único lugar que me deixam em paz e em silêncio kkkkkkk
    Não consigo ouvir música enquanto leio, isso realmente me desconcentra =[
    Sua cachorrinha é uma graça hahaha!
    Adorei teu post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá haha eu leria no meu quarto, mas ele não tem porta e toda hora tem alguém entrando e tudo mais haha e sobre ler e ouvir música, quando elas se relacionam, é como se você nem tivesse ouvindo. Obrigado, obrigado, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ameiii... Eu concordo com a 1 e com a 10...
    Ler sobre pressão é torturador... Acaba a paixão!
    E eu sempre fico na espectativa a favor ou contra um personagem! E sinto como que estivesse na historia... 😍😍😍
    Mas minha mania é sempre olhar o livro de lado para ver o quanto falta pra terminar!
    Se eu tiver gostanto muito ai eu ja vou diminuindo a velocidade da leitura.. Se não vou acelerando...
    Isso deve ao fato de eu ser uma pessoa
    Muito ansiosa! Todo mundo pergunta se eu nasce de 7 meses hahahahahah

    ResponderExcluir
  7. Ameiii... Eu concordo com a 1 e com a 10...
    Ler sobre pressão é torturador... Acaba a paixão!
    E eu sempre fico na espectativa a favor ou contra um personagem! E sinto como que estivesse na historia... 😍😍😍
    Mas minha mania é sempre olhar o livro de lado para ver o quanto falta pra terminar!
    Se eu tiver gostanto muito ai eu ja vou diminuindo a velocidade da leitura.. Se não vou acelerando...
    Isso deve ao fato de eu ser uma pessoa
    Muito ansiosa! Todo mundo pergunta se eu nasce de 7 meses hahahahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente acaba com o prazer da leitura; Tambpem tenho essa mania de olhar ao olado do livro, se a leitura for realmente prazerosa, tentarei adiar o máximo possível para que eu REALMENTE aproveite o livro. Também sou MUITO ansioso hahaha obg *-*

      Excluir
  8. Leitor que é leitor sempre tem suas manias/ hábitos de leituras, não é mesmo?!
    Eu tenho alguns dos seus hábitos, como por exemplo: tenho que ter post its, leio ouvindo músicas e também costumo não dar uma pausa no livro se não finalizar um capitulo (até para não me perder no paragrafo rs).
    PS: Adorei a Luna <3
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir