4 de nov. de 2015

Livros: ebook ou físico?

Olá, leitores.
Como vão?

Espero que bem, e que nesse começo de Novembro, já tenham lido bem, e que Novembro nos traga mais leituras que Outubro (no meu caso) não trouxe.

Livros: ebook ou físico?



Muitos dos leitores já foram questionados por essa pergunta: Você prefere ler livros físicos ou ebooks/pdf's? Até mesmo a mim já fizeram muitas vezes esta mesma pergunta, e hoje esclarecer os motivos para que eu prefira um ao outro.

Antes de tudo, ebook tem vantagens que o livro físico não tem, e vice-versa.

Uma das maiores vantagens de se ler em ebook/pdf é o preço. Geralmente é grátis, mas mesmo quando não é esse o caso, ainda sai mais barato que o livro físico. Além do fato de você poder levar para (quase) qualquer lugar um ebook, no celular, tablet, que é o geralmente usamos no nosso cotidiano, e isso facilita tudo, ter um livro no próprio celular/tablet. Claro que, mesmo que você prefira um ao outro, deve reconhecer as vantagens que ambos trazem. 

Por outro lado, o livro físico é mais caro. Não é sempre que você pode estar com um livro na mão lendo, em locais de trabalho, por exemplo, alguns não permitem, o que nos mostra uma grande desvantagem. Mas o livro físico nos proporciona aquele prazer que o ebook/pdf não faz: de ter o livro nas mãos, abraçar, cheira, abraçar (de novo) e cheirar (de novo, porque cheirar livros é vida). 


Ambos tem seus lados positivos e negativos, mas EU, particularmente, prefiro livros físicos. 


Por razões de:


- Poder cheirar.
- Poder abraçar.
- Marcar quantos post its puder.
- Estar ao lado dos meus outros livros físicos e "enfeitar" meu guarda roupa literário.
- Passar caneta super gel nas frases que amo.
- Sentir os livros na minha mão, poder levar para qualquer lugar que vou (sem medo de ser roubado, o que, com o celular/tablet não é o mesmo, já que TENHO medo de ser roubado, e logicamente, quem rouba, não vai querer um livro).




Aproveitando o tema do post, gostaria de falar que, desde quando comecei a ler, nunca li um pdf ou um ebook, e isso me deixou curioso para começar com um. E baixei Uma curva no tempo no meu aplicativo do Kindle no celular, e comecei a ler, em menos de seis dias, li dois capítulos, ou seja, chegamos a conclusão de que NÃO tenho paciência para ler ebook. Terei de esperar e comprar o Uma curva no tempo FÍSICO, e finalmente poder ler, senti-lo em minhas mãos e marcar frases, colar post its, e tudo mais. Sei que as vantagens de se ler em ebook são muitas, e além disso, sai mais em conta, já que é um modo econômico de se ler, com poucos gastos e proporciona a mesma lição de vida que o livro te passará, seja livro físico ou ebook. Mas ainda sim, prefiro totalmente livros físicos, mesmo que não possa ler em qualquer lugar, prefiro esperar para estar em um lugar que posso, sentar, relaxar, e embarcar no livro.



E você, leitor, qual tipo de livros prefere: físicos ou ebooks?

Esse é só mais um daqueles debates para nos conhecermos melhor, já que a comunicação entre nós é essencial, e conhecer um ao outro, mais ainda, o que torna tudo melhor. Então, respondam a perguntinha, e se quiserem, contem uma experiência que tiveram em relação ao tema do post.


Até a próxima, galera.

Com carinho,
Weasleyzinho.
















10 comentários:

  1. Oiii We ><
    Adorei o post e as fotos <3
    Como eu disse no insta, eu prefiro livros físicos mas sempre chega o ponto em que já li todos os livros (não compro muitos livro, e sempre acontece de ficar sem nenhum) dai tenho que decidir entre reler alguns livros ou ler ebook, e quando isso acontece não vejo nenhum problema, é claro que na primeira vez eu achei diferente e sem tanto prazer, mas depois foram tantos lados positivos, todos os que você citou e a possibilidade de conhecer outras historias sem gastar dinheiro. Claro que coloco os livros lidos na minha listinha porque quero adquiro-los.
    Recomendo a você tentar ler um ebook quando não tiver mais livros, acho que da um impulso a mais :))))

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiii *-* Acho que o meu problema seja falta de tentar, tento muito pouco ler ebooks, e quando tento, me "irrito" fácil, e o prazer da leitura desaparece. Mas preciso mudar isso. Farei isso, espero acabar meus livros não lidos logo. Beijos <3

      Excluir
  2. Tenho um Kobo e só leio nele os livros que não acho a versão física ou quando só tenho PDF.
    Livros raros e versões traduzidas por fãs tb.
    De resto, o livro físico é minha prioridade. Mas a vantagem de lanterna no Kobo, faz com que ele seja meu preferido principalmente quando estou viajando e não quero incomodar outros passageiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas são umas das vantagens do ebook. Mas concordo contigo, livros físicos são melhores (mesmo que eu não esteja acostumado a ler ebooks).

      Excluir
  3. Olá Edu,
    Só queria te dizer que sou ladra de livros, então nem pense em passar perto de mim com suas belezinhas ok!? haha
    Prefiro mil vezes físico, compartilho as mesmas visões que você! Gosto de cheirar toda hora meus livros e com o e-book vou cheirar o que? tecnologia!(?)
    Outro problema que enfrento é enxaqueca! Ai já viu!

    Beijos,
    Karine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, (fiquei com medo hahaha brinks). Exatamente, cheirar tecnologia não é tão bom quanto cheirar livros, não é? E ebooks também me deram enxaqueca, e eu com enxaqueca, não é uma coisa prazerosa, ou seja, o prazer por ebooks é mínimo. Beijooos <3

      Excluir
  4. Oi, Edu!
    Como eu disse lá no instagram, eu prefiro mil vezes livros físicos. Maaas, os e-books são mas práticos em certar situações do dia-a-dia, tipo, se eu for a algum lugar, prefiro levar meu tablet com os e-books que quero ler, eles são bem mais práticos de carregar, sem contar que eu evito estragar meu livro físico na bolsa. Na hora de dormir, como sou casada, não posso ficar com luz acesa a noite toda, então o e-book ajuda bastante e poder ler deitada é ótimo também. Mas eu nunca dispenso meu livro físico. *-* Adorei o post, uma pena que não conseguiu ler os e-books...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, oi. Também prefiro mil vezes o físico, mas também não posso negar a utilidade que os ebooks nos trazem. Obrigado, é, é uma pena, mas logo logo tento de novo, um dia vai, mesmo que demore haha

      Excluir
  5. Oii, tudo bem ?
    Bom, eu particularmente prefiro um livro impresso pois não existe nada melhor que o cheirinho deles não é mesmo ? Mas sempre dou uma olhada nos E-Books da Amazon pois sempre estão em promoção e quando não é possível comprar um físico, vai o E-book mesmo kkk

    Abraço,
    Túlio.
    IG: @ldivergentes | Blog: http://www.leitoresdivergentes1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo sim e contigo? Realmente, NADA se compara com aquele cheiro de livros que todo leitor ama. Pretendo tentar mais vezes ler um ebook, sei mesmo que Amazon é mestre em ebooks por preços super baratos. Abraços;

      Excluir