7 de set. de 2015

Música e Livros

Olá, leitores.
Como vão?
Quem aí está aproveitando essa segundona sem aula? Exatamente, eu (e acredito que a maioria de vocês).

Hoje o assunto do blog é algo que muitos leitores fazem, e outros muitos, também deixam de fazer, muitas vezes por dizerem que se desconcentram.
Isso mesmo:


Música e Livros



Acredito que o lance de ler acompanhado de uma música é uma das melhores coisas que existem. Livros são ótimos. Música é uma maravilha. Como não amar essa combinação de ambos? 
Muitas pessoas alegam ter dificuldades de se concentrar na leitura, enquanto está lendo, mas talvez seja algum desses motivos:

Música alta, pode interferir um pouco na leitura, se você não for acostumado à ouvir música lendo, e consequentemente, o volume da música pode te desconcentrar.

Ouvir uma música pesada, lendo um livro calmo, assim como ouvir uma música calma, lendo um livro repleto de ação, talvez, esse seja o seu motivo de não se concentrar na leitura do seu livro.

Lendo com uma música que você goste muito, pode te fazer pensar na música, ao invés de estar usando o pensamento para viajar mais fundo no livro que está lendo.


E, se por acaso seu problema com a combinação de livros e música, for um desses citados acima. eis as soluções:

Uma música baixa, de preferência só que você escute (melhor ainda se for em um fone de ouvido), te dá mais chances de se concentrar ouvindo-a do que se o som estiver extremamente alto, e tornando um incômodo à você (e mais pessoas, caso não esteja sozinho). 


Escolher um gênero de música que ao menos se pareça com o gênero do livro, se for um livro cuja o gênero seja drama, escolha uma música calma, uma que te lembre alguma parte do livro. Se o caso for, por exemplo, uma distopia, em um livro que é repleto de ação, carnificina e morte, uma música agitada, no mesmo ritmo que o livro se segue, é uma ótima ideia.


Escutar uma música que de alguma forma. te lembre o livro. Melhor ainda se o livro que está lendo tem uma adaptação cinematográfica, sendo assim, vai ter uma lista de músicas no filme, que podem lhe cair muito bem na leitura do livro. "Wait", que é tocada no momento em que Hazel Grace no carro, lendo a carta que o Gus a escreveu, e foi entregada pelo Peter Van Houten, é uma música que sempre escuto, ao ler um livro de gênero drama.


Espero que as dicas lhes tenham sido úteis, porque, é um prazer ajudar e incentivar a maravilha que é ler e ouvir música, ao mesmo tempo.

E que tal uma lista de músicas para se ouvir enquanto se lê?

Lembrando que, nem todos vão achar essa playlist adequada, mas isso vai de gosto musical de cada um, estarei mostrando quais músicas EU escuto enquanto leio tal gênero. Vale dizer que sou um pouco eclético, e de Hard Rock, vou para Eletrônica, e depois Pop, é até confuso.

Para livros de gênero drama:


- Complicated - Avril Lavigne
- House on a Hill - The Pretty Reckless
- Lonely day - System of a Down
- Safe and Sound - Taylor Swift
- Ghost in the machine - B.O.B.

Para o gênero distopia/ação:


- Everbody wants to rule the world - Lorde
- Chop suey - System of a Down
- Pain - Three Days Grace
- Elastic heart - Sia
- In the end - Linkin Park

Para o gênero aventura/fantasia:


- Radioactive - Imagine dragons
- E.T. - Katy Perry ft Kanye West
- Lovers on the sun - David Guetta ft Sam Smith
- O'Children - Nick Cave (a música que o Harry dança com a Mione na parte 1 do sétimo filme)
- Dark horse - Katy Perry



Galera, espero que tenham gostado do post, foi feito com a intenção de alguma forma ajudar vocês, que não conseguem ler ouvindo música, e como acho isso algo tão bom, tentei mostrar como a desconcentração pode ser resolvida. Música e livros, juntos, são algo tão bom que, deveria ser um elogio. Algo como "Ei gata, você é tão MúsicaElivros", e nisso, se casariam (risos - não). Então, espero que tenham lhes ajudado, se você tem o mesmo musical que eu, sugiro essas músicas, e para você que não tem, também sugiro essas músicas, para lhes abrir novos caminhos musicais.

Então, é isso.
Caso tenham alguma dúvida de que música fica apropriada para ouvir com um livro em específico, podem perguntar, e tentarei ao máximo, lhes responder. E também, caso tenham músicas que gostam de ouvir enquanto leem, comentem aqui também, Que não será um incentivo para outro leitor que ler seu comentário, como á mim também. 


Com carinho,
Weasleyzinho.

13 comentários:

  1. Adorei, adorei, adorei! Eu não consigo ler sem música, pq tudo oq os outros fazem ou dizem entra na minha cabeça e a música é uma forma de "abafar" o som a minha
    volta.
    Caraaa eu amo a maioria das músicas que
    vc citou, eu amoooo SOAD !! (Ok, me
    exaltei). O "Ei gata, você é tão MúsicaElivros" foi o melhor, rindo mt. Cara, sério adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, abafa o resto do mundo, adorei essa citação haha Awn, amamos *-* Hahaha Obrigado obrugado.

      Excluir
  2. Ai, eu amooooo ler ouvindo música.
    Suas plays são bem diferentes das minhas. Porém, cada um encaixa o gosto musical na leitura. Não esqueço nunca mais, um dia estava lendo Querido John e ouvindo um quarteto de violino que toca tributos a vários artistas. Acabou entrando Love Story da Taylor Swift e encaixou perfeitamente na parte da história.
    É um off no mundo mesmo.
    Ótimo post

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, mas não adianta kkkkk não consigo ler com música. Acaba que a música me distrai demais. Só se for alguma sem letra, acho que vai... O mais estranho de tudo... é que se tiver uma TV no fundo, eu leio normalmente, mas música?? kkkkkkk

    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, talvez isso vá realmente com a música. as tente mais vezes, é uma combinação que todos tem de experimentar e conseguir fazer <3 bjo

      Excluir
  4. Oie, adorei as dicas, mas sinceramente não sei se consigo ler e ouvir música. Eu acabo me empolgando com a música, kkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Edu,
    GAROTO ADORO SEUS POST'S.Realmente adoro ler ouvindo músicas!
    Adorei essas dicas de músicas por gênero, nunca tinha pensando nisso. Uso músicas que gosto e depois de um tempo nem lembro o que estou ouvindo (hahaha)

    Beijos,
    KARINE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karine. Awn, que bom, é realmente miito gratificante ouvir uma coisa dessas E sou exatamente como você, depois de umas duas músicas e se o livro estiver me prendendo eu não ligo e nem lembro mais o que estou ouvindo. Beijos.

      Excluir
  6. Eu até imagino trilhas sonoras para as minhas leituras, playlists, mas sou integrante do grupo de leitores que não curte ler com música. De verdade, minha leitura flui muito mais em absoluto silêncio, eu simplesmente me desligo da vida real e só consigo ver e ouvir o mundo que estou conhecendo com aquela leitura.
    Muito bom o post e as dicas também muito boas!
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imaginar playlists pra libros? Quem nunca? Sempre faço isso. E ler com silêncio é tão bom quanto, e ouvir somente os sons da nossa imaginação fluindo com a leitura. Obrigado, que bom que gostou. Abraços, bjs.

      Excluir
  7. Olá!
    Eu, sinceramente, não gosto de ouvir música enquanto leio. Gosto de silêncio, de ficar quietinha lendo ahuahaua :( Mas aí é gosto de cada um mesmo.
    Embora não curta ouvir música enquanto leio, eu adoooro ouvir música e adorei sua playlist para os gêneros! Já anotei algumas faixas para baixar aqui hahaha <3
    Adorei o post!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir