22 de ago. de 2015

Ressaca literária

Quem nunca teve uma ressca literária?


Bom, poucos leitores nunca tiveram uma rressaca literária, e eu não sou um desses poucos. Para caso de alguém não souber o que é, é quando geralmente, você lê muitos livros em um determinado pouco tempo, e depois desse tempo, sua concentração na leitura não é mais a mesma. 
Bem, estou tendo uma neste mês o que está dificultando cada vez mais, sendo que em Julho eu li 11 livros acho, e em agosto, por ora apenas 1.

Vergonhoso?
Talvez.

"Mas o que eu tenho com isso?"

 Bom, eu já tive,  se não me falha a memória, três ressacas literárias, e tenho algumas dicas para você, que entrou no fundo do poço por essa ressaca. E essas dicas me ajudaram a sair e voltar à rotina literária ativa, então, espero que de alguma forma ajudem vocês também. 


1° dica:

Se sua leitura atual for um gênero que requeira um nivel maior de atenção e compreensão para ler, troque-o temporariamente por um livro mais tranquilo, engraçado, de preferência. Talvez sua ressaca seja de temas fortes, então, sempre é bom relaxar naqueles livros calmos.

2° dica:

Talvez não seja o tema pesado, mas sim, a má organização do horário de leitura. Um exemplo, ler, quando deveria estar fazendo outra coisa. Isso nos tira a atenção, dividindo-a entre os dois afazeres.

3° dica:

Nunca force a leitura. Tente não impor metas de leitura, que não sejam necessários, isso pode fazer com que, o prazer em ler seja estragado por estar lendo só porque precisa, e não porque quer. Se o livro está chato, parado, sem graça, ou derivados disso, PARE.

4° dica:


Para voltar à rotina e destruir a ressaca, leia algo que você tem certeza que vai lhe agradar. Releia aquele livro que te fez sentir bem um certo dia, ou um que lhe traga boas lembranças, ou um que lhe dê inspiração e esperança. Sempre é bom ter um livro que você tenha uma relação especial, com ele, é só se abrir, e ele te ajuda, tirando-o da ressaca.


Não deixa a ressaca LITERÁRIA vencer


Se você acompanha meu instagram (@weasleyzinho) e acha que nossos gostos literários são parecidos, essa parte vai ser ótima. Vou dar o nome de alguns livros que me ajudam a sair d ressaca literária, ou já ajudaram.



São eles:


As vantagens de ser invisível, do Stephen Chbosky, publicado no Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores.



Por lugares incríveis, da Jennifer Niven, publicado no Brasil pela Companhia das Letras, pelo selo Seguinte.



Mentirosos, da E.Lockhart, publicado no Brasil pela Companhia das Letras, pelo selo Seguinte. 



O lado bom da vida, do Matthew Quick, publicado pela editora Intrínseca. 



Cidades de Papel, do John Green, públicado no Brasil pela editora Intrínseca. 


A culpa é das estrelas, também do John Green, e também publicado pela Intrínseca. 



Harry Potter (todos)



Um livro que você goste.



Bom, espero que tenha ajudado vocês, essas dicas funcionaram comigo, mas não quer dizer que funcionem com vocês, mas espero que sim. Espero que passem para os amigos de ressaca essas simples dicas que te ajudam muito.

Queria dizer que vou tentar postar mais vezes por semana, estou tentando criar algumas coisas para ficar mais diferenciado, aceito ideias, se tiverem alguma. 

Bom, por ora é isso

Com carinho, Weasleyzinho. 

4 comentários:

  1. Vivo com ressaca literária, e acho que em parte é porque leio livros mais pesados como você disse. Adorei as dicas, irei tentar sair dessa ressaca de uma vez por todas!
    http://lendocomela.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente deve ser esse gênero. Tente sim, elas estão funcionando novamente comigo.

      Excluir
  2. Ameiii a dica...
    Me lembro de uma temporada que eu tinha parado de ler por conta da semana de provas... E ai me veio a ressaca... Nao consegui ler nada completo! Foi então que eu comecei a ler Diário de Um Banana e voltei com toda! Ameiii!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, a semana de provas sempre dificulta a leitura, isso é fato. Passei exatamente pela mesma coisa, mas saí rápido,espero mesmo que as dicas lhe tenham sido úteis. Obrigado *-*

      Excluir