28 de ago. de 2015

Adaptações cinematográficas

E quem nunca se decepcionou com uma adaptação que estava esperando?


É nesse assunto que iremos entrar hoje.
Bom, de um tempo para cá as adaptações cinematográficas tem sido cada vez mais frequentes, muitos livros se transformando em filme, uns bons, outros aceitáveis, outros horríveis.



Não é muito incomum alguém se decepcionar por uma adaptação cinematográfica? Todos tem ao menos uma que detestou, já eu, tenho mais.
E acredito que os Semideuses concordarão comigo quando eu disser:

As adaptações de Percy Jackson são HORRÍVEIS. 


O filme em si, é aceitável.  Mas como adaptação NÃO dá para achar bom. Por mais que a Alex, como Annabeth, tenha ficado muito legal, e também o Logan, como o Percy, faltou um POUCO aquela lida no livro para seguir um roteiro decente. 

Não só Percy Jackson, mas também "The Maze Runner: Correr ou Morrer", li o livro somente depois de ter assistido o filme,  que de primeira tinha adorado, mas depois de ler, assisti novamente, com olhos críticos, e achei a adaptação muito infiel, alguns acontecimentos fora de ordem, alguns acontecimentos que talvez estraguem futuras adaptações da continuação da série. 

Agora, as adaptações que foram muito bem feitas, e bastante fiel


Como não lembrar das adaptações de Jogos vorazes? Aquelas maravilhosas adaptações com aquele maravilhoso elenco. 
Com Jogos Vorazes foi novamente o "mesmo". Assisti Em chamas antes de ler ou assistir Jogos Vorazes, assisti no cinema, gostei. E depois lembrei que tinha um filme antes daquele, comprei o livro. Li. Assisti o filme. Amei. 
(Principalmente pelo fato de Safe and Sound ter tocado nos créditos, AMO essa música)
Depois que li os dois primeiros, li A esperança, e fui ANSIOSO para a adaptação, quase chorando e surtando. E não sai decepcionado.  Me impressionei como Jennifer e Josh, e todo o elenco, atuam perfeitamente. 

Falando em adaptações boas, seria possível não lembrar de "Okay, Hazel Grace?"

Fui assistir a adaptação com minha amiga, mas eu NÃO queria ir, porque sabe que ODEIO romance. Mas fui. E entrei. E quando vão para o Grupo de Apoio e estão todos literalmente no coração de Jesus, já fui me apaixonando. E a Hazel que é uma granada, achei que ia explodir, mas a explosão foi outra.  E eu sai CHORANDO do cinema..

"ENTROU UM CISCO NO MEU OLHO."


E a adaptação cinematográfica de Cidades de Papel?


Falar disso é meio polêmico, já que teve muitas críticas positivas, tanto quanto negativas.  Algumas pessoas acharam o filme melhor que o livro, até o próprio autor do livro, John Green, disse isso. Mas eu DISCORDO plenamente, amei DEMAIS o filme, ri MUITO, mas o livro é O livro.
Cara e Nat excederam expectativas nas atuações como Margo e Quentin, respectivamente. Já estou ansioso pelo lançamento do dvd para comprar logo.


E por fim...

Falando sobre adaptações cinematográficas, como não falar das adaptações que estão por vir que eu mais estou ansioso?
Farei um top 5 com os mais esperados.
Vamos lá?

1° A esperança - O final


2° Convergente - Parte 2


3° Quem é você, Alasca?


4° A Cura Mortal


5° Animais Fantásticos e Onde Habitam



Bom, por ora, é isso.
Espero que tenham gostado, porque eu adorei falar disso, principalmente das adaptações que mais espero.
Comentem aqui em baixo quais são suas decepções sobre adaptações, e quais suas emoções, para as futuras adaptações?
Lembrando que quem ainda não segue o blog, vamos lá, é fácil, é rápido, é bom, e de muita ajuda.
Espero que tenham gostado.
Com carinho, Weasleyzinho.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post! Eu concordo com muitas coisas. Entendo que a linguagem literária é bem diferente da cinematográfica, mas acho que pelo menos os pontos importantes do livro devem ser seguidos. A minha maior decepção em adaptação cinematográfica foi o Harry Potter e a Ordem da Fênix. Eu esperava a glória da cena em que eles são pegos no ministério, toda aquela emoção, a tensão! E td que foi mostrado foi um monte de fumaça, luzes e de repente estavam todos rendidos. Foi assim... de chorar. Éragon foi outro que foi estragado de tal maneira que não há como continuar... Acho que até hj a mais fiel ao livro que eu já vi foi as Crônicas de Nárnia. Todos os filmes são absurdamente fieis ao livro, eu gostei bastante. =)

    ResponderExcluir
  2. Imagina, obrigado por você comentar sua opinião. E dim, concordo em gênero, número e grau que Hp5 teve uM péssima MESMO adaptação, a emoção que você sentiu lendo essa parte do "resgate ao Sirius" no livro, foi estragada no filme. Mas, apesar de não derem taot fiéis, amo os filmes.

    ResponderExcluir